Um pouco mais sobre machos e femeas


Pré-flores, ao contrário das flores maduras, aparecem geralmente após a quarta semana do crescimento vegetativo da semente. Verifique com cuidado acima do quarto nó. Note que as Pré-flores são muito pequenas e é quase impossível se diferenciar sem ampliação. A lupa de 10x é mais indicada p/ examinar as Pré-flores. Como as imagens abaixo demonstram, a pré-flor fêmea tem forma de pêra e produz um par de pistilos.

Freqüentemente, as pré-flores fêmeas não mostram pistilos até bem depois das pré-flores emergirem. Assim, não arranque uma planta porque ela não tem nenhum pistilo. As pré-flores e seus pistilos estão situados no nó entre a estípula (pequena lámina na junção do pé das folhas) e o galho emergente. Também, algumas pré-flores fêmeas nunca produzem pistilos. Uma pré-flor fêmea sem pistilos é difícil de distinguir de uma pré-flor masculina. Assim, as questões de hermafroditismo não devem ser resolvidas pela aparição das pré-flores, sem pistilos, em uma planta que se acredita ser uma fêmea.


Fêmea (pistilada)

O Pré-flor masculino pode ser descrito como uma "esfera em uma vara." Entretanto, sua característica mais reconhecível é a sua ausência de pistilos. Às vezes, uma planta masculina desenvolverá flores estaminadas maduras(estame = parte reprodutora masculina de uma flor), após períodos prolongados de crescimento vegetativo. Estes aparecem em grupos em torno dos nós. A seguinte imagem mostra uma planta masculina cedo em florescimento. As flores estaminadas ficam situadas no nó entre a estípula e o galho emergente.

Macho (estaminada)