Detalhes da Planta

Todas as partes da planta

DISTINÇÃO DE SEXO

Ao ser uma planta dioica, produz machos, fêmeas e inclusive hermafroditas. Podemos detectar machos a partir de dois meses, ou inclusive antes se as plantas dispõem de pouca luz ou vivem muito apertadas num mesmo vaso. Também podemos forçar às plantas a declarar seu sexo submetendo-as a 13 horas de escuridão total durante 5 ou 7 dias com a ajuda de uma caixa de papelão.
As fêmeas fazem flores com duas estigmas ou pelitos brancos. Os machos têm flores com aspecto de bolitas que formam uma espécie de espiga.

O único meio de diferenciar o sexo de uma planta de canabis é olhando para suas flores. Mas vamos tomar um segundo para refletir sobre a função das flores. Flores são como testiculos ou uteros, servem para produzir gametas (polen e ovulos) que, ao se juntarem, formam uma semente. Entao, a principal função das flores é a reprodução da especie, logo, elas sé surgirão quando a planta "quiser" procriar. Como dito antes, e impossivel saber o sexo de uma planta que ainda e uma semente, pois a funçao da semente e originar uma nova planta, não reproduzir-se. Durante o primeiro estagio da vida (vegetativo), a planta esta preocupada em crescer para poder competir por luz, não procriar. Com a aproximaçao do inverno, que a planta reconhece por dias mais curtos (outdoor) ou corte do periodo de luz (indoor), a planta percebe que logo as condiçães serão desfavoraveis, e que provavelmente causarão a sua morte. Finalmente, esta na hora de se preocupar em produzir sementes que possam passar pelo inverno. Entram em cena as flores, orgaõs responsaveis pela reprodução, e começa o periodo de floração ou florescimento. Flores começam a ser formadas, tanto em machos quanto em femeas. O polen produzido pelos machos irão, levados pelo ar, ate os pistilos(cabelinhos brancos) das flores femeas, onde se inicia a produçao de uma semente. Ao entender o porque deste processo, fica mais facil entender as necessidades que levam a planta a diferenciar-se sexualmente.

Vamos considerar um ambiente indoor, onde o inicio do florescimento e induzido pelo corte no periodo de luz. Ao mudar o periodo de luz de 18 horas ou mais diárias para 12 horas de luz, 12 horas de escuro, processos moleculares começam a ocorrer levando a planta produzir flores na base de cada cabinho de folha (nó). E claro que não é instantaneo, levam alguns dias para a planta perceber a mudança, e mais alguns dias para começar a produzir flores.

Toda planta tem éreas especificas para crescimento chamadas meristemas ou gemas. Gemas se localizam nas pontas das raizes (elas também crescem), no topo da planta (meristema apical) e em cada no'. Durante o crescimento vegetativo estes meristemas produzem folhas aos pares, porém com a mudança no fotoperiodo estes mesmos meristemas começam a produzir flores, portanto são eles que devem ser observados. Não deixe que a pressa faça com que você tome decisões precipitadas, de tempo para a sua planta. quando o sexo estiver definido ele será MUITO visivel.

MACHOS
Meristemas de plantas machos se tornarão pequenas bolinhas, normalmente mais de uma. Se apenas uma bolinha aparecer, espere mais um pouco. Pode ser apenas um meristema ainda em estagio inicial de desenvolvimento. Mesmo que você queira assegurar um fumo sem sementes (sinsemilla) matando todos os machos, não se preocupe. mutas bolinhas aparecerão pela planta toda, porém ainda imaturas. Da tempo o bastante para que a planta seja visivelmente macho, coberta por bolinhas, antes que comece a liberar polen.


FEMEAS
Femeas desenvolverão, também nos meristemas, pequenas estruturas diferente das bolinhas dos machos pois são mais compridas, mas na verdade é muito mais dificil. As estruturas de macho e femea, até certo ponto, são bastante parecidas, apesar de diferenciaveis. Espere ate que os meristemas virem estruturas meio que parecidas com um bule sem alça, bolinhas com um bico. Destas bolinhas, se forem femeas, sairao 2 pelos brancos formando um "V". Espere ate que varias destas estruturas se formem, uma ao lado da outra. Uma area mais esbranquiçada pelo excesso de cabelinhos se formara em cada meristema, originando um bud (camarão).

CONSIDERAÇOES FINAIS

De tempo ao tempo. O sexo de uma planta fica cada vez mais visivel a medida que ela floresce, e com o tempo e experiência, você cada vez reconhecera o sexo mais cedo, a ponto olhar a planta uma hora qualquer e 6 horas depois você olha de novo e percebe que o sexo ja esta visivel. Porém, enquanto você tiver dificuldades, espere mais um pouco.
Machos florescem antes, então, provavelmente, eles serão visiveis primeiro. Outro problema e o hermafroditismo inicial. Plantas no inicio de florescimento podem expressar o outro sexo , especialmente machos. Fique sempre atento a mudanças de sexo (reversão) ou por sexo diferentes sobre a mesma planta (hermafroditismo).