Maconha causa Câncer de boca

Carcinoma da mucosa oral é um sério problema de saúde. Um recente trabalho comprovou que o consumo de maconha é um forte fator de risco para o desenvolvimento desta patologia.

N.A. Firth, da School of Dental Science da University of Melbourne, Australia, fez um estudo sistemático com vários pacientes de câncer oral, de vários países. Sua primeira constatação foi de que em países onde o consumo de marijuana era liberado, a incidência deste tipo de câncer era maior.

Segundo o autor, sobre a influência do calor (no baseado ou cachimbo) pode ocorrer a aromatização dos cannabinóides presentes na cannabis. Isto levaria à formação de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, como benzopireno, fenóis, fitosterols e outros compostos, notoriamente carcinogênicos. Estes compostos já foram detectados na fumaça da maconha (Medical Journal of Australia, 1992, 156, 495-7). Também as perigosas nitrosaminas estão presentes na fumaça da maconha - em concentrações maiores do que na fumaça do tabaco.

Os resultados obtidos neste trabalho são alarmantes: dentre os vários pacientes com câncer oral entrevistados, 35% eram usuários frequentes da marijuana. Entretanto, o que mais choca era que a idade média em que estes pacientes usuários adquiriram o câncer oral era muito menor daqueles que não fumavam maconha: 23 anos e 45 anos, respectivamente. O tempo de sobrevida após o diagnóstico era de 2 anos, em média, para usuários de marijuana e de 7 anos para não usuários.

O autor conclui alertando que existe uma forte relação entre o consumo de marijuana e o desenvolvimento de carcinoma oral.