Maconha na Europa



HOLANDA: O país é um modelo de alta tolerância. Bares e cafés oferecem cardápios em que o cliente pode escolher o tipo, a qualidade e o país de procedência dos vários derivados da cannabis - narcóticos que em todo o mundo são considerados "drogas leves". A venda é feita abertamente a consumidores de qualquer idade. Limita-se apenas a dose que cada pessoa pode comprar: não mais de cinco gramas em cada bar.

LUXEMBURGO: Se for comprada para uso pessoal, a lei não estabelece qualquer sanção ou limite de quantidade.

DINAMARCA, AUSTRIA E ALEMANHA: nenhuma há proibiçnao e não são aplicadas sanções contra os possuidores e consumidores de pequenas quantidades.

FRANÇA: Para se assegurar o direito ao uso pessoal de drogas leves, o interessado deve-se registrar num cadastro de serviço social.

ESPANHA: O uso pessoal e a posse de pequenas quantidades deixaram de ser crime.

PORTUGAL: Estea preparando uma reforma na legislação que trata do tema. A tendência éseguir a Espanha.

BELGICA: A posse de drogas suja a ficha policial do usuário, sem determinar consequências penais.

IRLANDA: Multas para quem for surpreendido duas vezes em posse de drogas leves ou pesadas. A partir da terceira vez são aplicadas penas mais graves.

INGLATERRA: Advertência policial e multa para os portadores de pequenas quantidades. Tratamento mais severo para quantidades maiores.

SUECIA: Multa para os possuidores de módicas quantidades. Nos casos de viciados, os serviços sociais põem-se 'a disposição, desde que solicitados diretamente por eles.

ITALIA: Sanções administrativas para o uso pessoal e denúncia dos consumidores aos serviços sociais.