THC mata neurônios!


Pesquisadores do Department of Physiology, Trinity College, Ireland, realizaram um estudo muito interessante com culturas de neurônios expostos ao THC.
Um dos efeitos conhecidos da marijuana é a debilitação da memória - principalmente a da memória recente. No estudo, Veronica Campbell descobriu que o THC induz os neurônios a mudanças morfológicas degenerativas e à formação de corpos apoptóticos - produtos da apoptose, isto é, morte das células.

O grupo trabalhou com culturas de neurônios que foram expostas a 3 preparações: um placebo de controle, uma solução 5 mM de THC e outra solução de mesma concentração de THC, mas com a presença de AM251 - um antagonista ao THC.


Esta figura mostra o número de neurônios que sofrem apoptose em função do tempo de exposição a uma solução 5 mM de THC.

Estas duas microfotografias indicam uma maior quantidade de células que sofreram apoptose (células vermelhas) quando expostas ao THC.


Esta figura indica a ação antagonista do AM251: o número de neurônios degenerados diminui drasticamente na presença do antagonista, mesmo que expostos à mesma solução de THC.

Os autores indicam que seus resultados podem ser útil para esclarescer o mecanismo da degeneração cognitiva associado ao consumo de marijuana.