Componente na Nos Noscada
Muitas plantas possuem compostos cujas estruturas químicas lembram o MDA (metilenodioxianfetamina). Entre estes, o sassafrás, a salsa, o açafrão, anis e a noz moscada. Assim como o MDA, suas estruturas lembram a anfetamina, a dopamina e a mescalina. Os seus efeitos também são parecidos com os destas drogas: algumas causam euforia e outras alucinações.
A noz moscada, que é a semente da planta Myristica fragrans, é largamente utilizada como tempero, no mundo inteiro. Entretanto, por conter compostos tipo-MDA, é também utilizada como uma droga alucinógena, principalmente por adolecentes e presidiários.
A noz moscada já era utilzada com fins medicinais desde o sétimo século A.C., por médicos árabes. Entretanto, o primeiro relato de efeito psicotrópico da noz moscada foi somente em 1576, na descrição de uma "pregnant English lady who, having eaten ten or twelve nutmegs, became delirously inebriated".
Componentes do óleo de Noz Moscada:
elemicina |
miristicina |
Safrol
O óleo da noz moscada contém vários compostos precursores sintéticos de drogas tipo-MDA. A maioria dos usuários consome cerca de 20 gramas de noz moscada, que contém, aproximadamente, 210 mg de miristicina (potencial MMDA), 70 mg de elemicina (potencial TMA) e 39 mg de safrol (potencial MDA). Estes óleos não-amínicos podem ser convertidos, in vivo, para as formas amínicas, isto é, MDA, MMDA e TMA.
Muitas pessoas já experimentaram a noz moscada como alucinógeno. Malcom X, durante seu período na prisão, usou noz moscada, e relata como sendo "a kick of three or four reefers". Algumas pessoas relatam que, inicialmente, se sentem eufóricas. Mas o mais significativo e frequente dos sintomas é o estado de dormência e entorpecimento que surge cerca de 2 horas após a ingestão. Mesmo no dia seguinte as pessoas se sentem meio "devagar".
A dose usual é cerca de 20 gramas de noz moscada ralada, o que corresponde a 5 ou 6 unidades. Esta quantidade é suficiente para causar sérios efeitos psicológicos e fisiológicos. Estes efeitos variam com o indivíduo, a dose e a procedência da planta. Algumas pessoas gostam, mas a maioria acha a experiência um tanto ruim. Muitos tem dificuldade de ingerir a droga (meio copo de "cerragem"). Alguns chegam a sofrer náuseas e enjôos nos primeiros 45 minutos. Após estes sintomas, um estado de euforia e contentamento usualmente ocorre, seguido da secura da boca e garganta, e um envermelhamento muito pronuciado dos olhos. Após um tempo a euforia passa, e a maioria dos usuários se sente bastante entorpecido, devido ao forte efeito tranquilizante e calmante da droga. Muitos não conseguem fazer outra coisa senão se jogar no sofá. Uma das melhores coisas que pode ser dita sobre a noz moscada é que a experiência é muito ruim para provocar o vício.