Nova Schin: A antiga cerveja! As duas fases das campanhasEstudaram-se duas fases das campanhas publicitárias: a primeira, realizada pela agência de publicidade Lew,Lara quando houve uma mudança de conceito do nome para “Schin”, porém sem realizar a efetiva alteração no nome da cerveja “Schincariol” nas embalagens do produto; a segunda, realizada pela Fischer América com a mudança do sabor do produto e do nome para “Nova Schin”. Foram aplicados 150 formulários para consumidores de cerveja em geral, para verificar a retenção, os elementos e teorias que foram aplicadas em cada uma das campanhas. “ Para um bom bebedor meia palavra basta.” Com a intenção de expandir seus consumidores para todo o Brasil e sentindo a dificuldade de o nome Schincariol ser pronunciada em alguns estados, devido às diferenças culturais de sotaque e expressões, a Agência de Publicidade Lew,Lara, criou uma campanha para facilitar a pronúncia, porém sem alterar o antigo nome nos rótulos das embalagens, aproveitando as predisposições de seus consumidores que já chamavam a cerveja de Schin e embutindo nessas os novos argumentos da campanha, diminuindo, assim, a “tensão” com relação à audiência, resultando no slogan “Para um bom bebedor meia palavra basta”, que também sugere intimidade entre consumidor e produto e um bom conhecedor de cerveja (Bom bebedor) pede a cerveja Schin. Nas predisposições as opiniões das pessoas são formadas com base nas opiniões e interesses preexistentes e conforme os grupos sociais de que elas participam – a família, a comunidade do local de trabalho ou profissão, a turma da escola ou do clube etc. Esses grupos atuam como intermediários no fluxo de comunicação, limitam e determinam os efeitos. Trata-se de um processo em que atuam posições de liderança – horizontal e vertical – dentro de cada grupo e contradições entre os diferentes grupos de que a pessoa faz parte (por exemplo, a família e os colegas) (www.jornalismo.cce.ufsc.br) são bastante utilizadas para se lançar um novo conceito, pois ajudam a fixar a atenção do consumidor à mensagem e melhor retenção da dela e dos novos conceitos contidos nela. Nesta fase da campanha, foram realizados filmes para a televisão, cartazes impressos e outdoor, todos fazendo referência a meias palavras e fazendo uma ligação direta à abreviação do nome Schincariol. Foi importante a utilização também dos cartazes impressos e outdoors para uma manutenção constante das meias palavras e da cerveja Schin. Foram muito utilizados cartazes nos próprios bares para atrair a atenção do consumidor no momento em que fosse pedir a cerveja e ainda transmitir a intimidade entre ele e a cerveja, tentando convencê-lo de pedir a Schin. Uma série de latinhas comemorativas foi lançada para aproximar o consumidor do produto. Percebe-se nestas campanhas apenas a mudança do conceito Schincariol para Schin, porém o nome da cerveja nos rótulos não foi alterado; a imagem utilizada foi a do “cariol” escondida, aparecendo apenas “Schin”. No meio da campanha, o “semi-rótulo” superior foi alterado e incluído apenas a palavra Schin, porém o rótulo principal da cerveja manteve-se o mesmo. O material impresso sempre com belas mulheres, baseia-se em arquétipos femininos, para chamar a atenção do consumidor e se destacar dentro dos bares ou em qualquer lugar onde se consumia a cerveja. |