Efeitos crônicos


Síndrome de abstinência - Inicia-se horas após a interrupção ou diminuição do consumo. Os tremores de extremidade e lábios são os mais comuns, associados a náuseas, vômitos, sudorese, ansiedade e irritabilidade. Casos mais graves evoluem para convulsões e estados confusionais, com desorientação temporal e espacial, falsos reconhecimentos e alucinações auditivas, visuais e táteis ( delirium tremens ).

O consumo intenso de álcool por longos períodos leva ao aparecimento de sintomas de abstinência. Casos mais graves evoluem para quadros confusionais, com desorientação no tempo e espaço, falsos reconhecimento e alucinações visuais e auditivas. Isso é denominado delirium tremens .

Principais complicações decorrentes do uso crônico e intenso de álcool

Sistema gastro- intestinal Hepatopatias (esteatose e cirrose hepáticas, hepatite) , Pancreatite crônica, Gastrite, Úlcera, Neoplasias (boca, língua, esôfago, estômago, fígado, ...)

Sistema circulatório Cardiomiopatias Hipertensão arterial sistêmica , Sangue Anemias (especialmente a anemia megaloblástica), Diminuição na contagem de leucócitos,

Sistema nervoso periférico Neuropatia periférica

Sistema reprodutor Impotência (homens), Alterações menstruais e infertilidade (mulheres)