Cirrose

No início, a cirrose normalmente não apresenta sintomas. Com o tempo e à medida que o fígado vai sendo tomado por tecido fibroso, a pessoa passa a sentir cansaço, náuseas e falta de apetite.
A cirrose é uma doença crônica progressiva nas quais as células do fígado vão se degenerando. A principal causa da doença é o consumo contínuo e em excesso de bebidas alcoólicas. Outras causas da cirrose são hepatite, inflamação ou obstrução dos canais da bile, hereditariedade e reação a alguma toxina.

No início, a cirrose normalmente não apresenta sintomas. Com o tempo e à medida que o fígado vai sendo tomado por tecido fibroso, a pessoa passa a sentir cansaço, náuseas e falta de apetite. Pequenos vasos capilares aparecem na pele e a pessoa começa a desenvolver icterícia - cor amarelada da pele e conjuntivas oculares. Os efeitos sobre o fígado são irreversíveis, por isso é preciso começar a tratar a doença o quanto antes possível.

Tratamento

Mesmo que o consumo de álcool não seja a causa da cirrose, é preciso suspender a ingestão de bebidas alcoólicas. Para recuperar os quilos normalmente perdidos por causa da doença, é necessário aumentar o consumo de calorias, sendo indicado uma média de 2.000 a 3.000 calorias diariamente. Como a maior parte das pessoas com cirrose perde o apetite, é indicado fazer pequenas refeições mais vezes ao dia.

Outro ponto da alimentação que merece atenção é o consumo de proteínas. Uma alimentação carente em proteína pode impedir que o fígado gere células novas e sadias. Já o excesso de proteínas pode sobrecarregar o fígado, permitindo o acúmulo de amônia na corrente sangüínea, que pode causar complicações cerebrais. É indicado o consumo de 40g de proteína por dia, que pode ser obtida em alimentos como ervilhas secas, leguminosas e cereais de baixo valor protéico.

Os carboidratos também não podem ser excluídos da dieta do paciente. É deles que a pessoa irá retirar a energia para manter o organismo funcionando perfeitamente. As gorduras poliinsaturadas, se consumidas com moderação, também fornecem as calorias necessárias sem sobrecarregar o fígado. Essas gorduras podem ser obtidas em alimentos como peixes gordurosos e óleo de milho. Como as pessoas com cirrose geralmente têm deficiências nutritivas, é indicado o consumo de cereais enriquecidos, massas, frutas, legumes e verduras, que podem ajudar a repor as vitaminas e minerais perdidos.

Nas pessoas com cirrose, o tecido endurecido formado no fígado impede que o sangue circule livremente. O acúmulo de sangue aumenta a pressão nos vasos, forçando o plasma para fora dos vasos sangüíneos e preenchendo os tecidos da cavidade abdominal. Isso causa distensão abdominal (ascite), comum em pessoas com cirrose. Outra conseqüência da cirrose é a retenção de sódio. Isso leva a uma retenção de líquido, fazendo com que a pessoa fique inchada. Para evitar esse inchaço, é preciso diminuir o consumo de sal e beber de 4 a 6 copos de líquidos por dia.