Como se torna alcolatra

Ninguém nasce dependente de nenhuma droga. Não existe nenhum fator de forma definitiva determinando se uma pessoa vai ser alcoólatra. O que leva uma pessoa e se tornar dependente é a combinação de vários fatores em um período de sua vida.

A dependência significa que o ato de beber deixou de ter uma função social e de eventual prazer e passou a ficar disfuncional. A pessoa perde sua liberdade.

Basta apresentar pelo menos 3 dos critérios abaixo, para que a pessoa seja considerada dependente.

1 – Estreitamento do repertório de beber – A pessoa passa a beber diariamente. Gradativamente vai aumentando a quantidade álcool ingerida durante o dia, até o ponto de beber somente bebidas alcoólicas.

2 – Priorização do comportamento de busca do álcool – A pessoa dá prioridade ao ato de beber ao longo do dia. Não importa sua saúde e, local ou função que está exercendo.

3 - Aumento da tolerância ao álcool – Aumento da dose para obter o mesmo efeito ou capacidade de executar tarefas mesmo com altas concentrações de álcool no sangue.

4 - Sintomas repetidos de abstinência – No inicio, causam pouca incapacitação: físicas(tremores, náuseas, vômitos, sudorese, cefaléia, cãibras e tonturas), afetivas (ansiedade, fraqueza , irritabilidade, inquietação, depressão) e sensoperceptivas (pesadelos, ilusões, alucinações, visuais, auditivas ou táteis). Os sintomas mais marcantes de abstinência como tremor intenso e alucinações, só ocorrem nas fases mais avançadas da doença.

5 – Alívio ou evitação dos sintomas de abstinência pelo consumo de álcool.