Síndrome de Abstinência (SA)?
A S.A. ocorre após uma redução ou interrupção do consumo excessivo e constante de álcool. Após o desaparecimento do álcool no organismo, o que leva apenas algumas horas, o efeito depressor do álcool termina. O sistema nervoso sofre um efeito "rebote" e o indivíduo apresenta um quadro oposto ao produzido pelo álcool: ansiedade, tremor, inquietação etc., è muito comum que ela ocorra pela manhã.Ao acordar, a pessoa se encontrará irritada, nervosa, inquieta, ansiosa, com tremores , aumento da pressão arterial, freqüência cardíaca, suor excessivo e náuseas. A pessoa bebe para aliviar os sintomas, e a partir disso, fica cada vez mais difícil parar de beber.
Toda vez que a pessoa tentar parar de beber vai se defrontar com os sintomas da S.A.. Cerca de 60% dos pacientes não precisam de tratamento específico, somente repouso, hidratação e comida leve. Para 40%, os sintomas são mais intensos e podem levar a 3 tipos de complicações:
- Convulsões – Isso não quer dizer que a pessoa tenha desenvolvido epilepsia. São especificas da abstinência do álcool, e se a pessoa parar de beber elas tendem a não se repetir.
- Delirium Tremens – É um quadro grave em que a pessoa apresenta intenso tremor no corpo inteiro, associado a confusão mental, com desorientação no tempo e no espaço e alucinações auditivas, visuais e tateais. Está associado a uma agitação muito grande, o que causa muito sofrimento para o paciente e a família. O paciente deve ser internado imediatamente, pode ser fatal entre 5 a 10% dos casos. Pode se iniciar em até 5 –7 dias após a interrupção ou mesmo diminuição abrupta da ingestão alcoólica, dura de 5 a 7 dias.
- Alucinasse Alcoólica – O paciente tem alucinações auditivas muito vÍvidas, em que acredita estar escutando vozes, podem ser cliques, sinos, rugidos, cânticos e vozes. O paciente fica com muito medo, ansiedade e agitação, pode ser muito semelhante a esquizofrenia. A diferença em relação ao Delirium Tremens é que, na alucinasse alcoólica, o paciente apresenta maior clareza de consciência.
|